Maria Inez Pedroso é a Patronese da 11ª Feira do Livro de Santa Rosa

 

Em sufrágio realizado nesta segunda-feira, 15 de dezembro, a professora, escritora e diretora teatral Maria Inez Flores Pedroso foi eleita patronesse da 11ª Feira do Livro de Santa Rosa.

O nome de Maria Inez foi a opção de 14 dos 18 representantes de entidades com direito a voto que compareceram à Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac ao entardecer da segunda-feira. Também havia colocado seu nome à disposição dos eleitores, após ter sido indicada, a professora e escritora Marli Arruda. Maria Inez sucede no cargo a estudante e escritora Lara Luft.

A 11ª Feira do Livro de Santa Rosa acontecerá na Praça da Bandeira, entre os dias 13 e 16 de maio de 2015. A comissão organizadora é formada por representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Secretaria Municipal de Educação e Juventude, do Conselho Municipal de Política Cultural (Fórum Setorial Leitura, Livro e Literatura) e da Associação Santa-rosense de Escritores (ASES).

Nome: MARIA INEZ FLORES PEDROSO
(Currículo Resumido. Maiores informações poderão ser consultadas no CNPQ – Plataforma Lattes. Maria Inez Flores Pedroso http://lattes.cnpq.br/0864371187435634)
Data de nascimento:
25/05/64
Local de nascimento:
Giruá
Local de residência:
Tarquínio de Oliveira – 979 – Bairro Cruzeiro
Obras publicadas (individuais):
1- Algo Mais – cenas da vida adolescente (2011)
Obs. Em 2013, foi o mais vendido na Feira do Livro de Santa Rosa. Está na segunda edição e faz parte do catálogo da WS Editora.
2- Pingos de Luz (2012) – edição da autora
3- As Tatuagens de Chris (2013) – WS Editora
4- Miró Estrela (2013) – Café Pequeno Edições (Literatura Infantil)
5- Margaridas (2014) – Café Pequeno Edições
6- Qual o caminho? (E mais cinco peças de teatro) (2014) – edição da autora
No prelo, com previsão de lançamento na 11ª Feira do Livro de Santa Rosa:
– Miró Estrela contra Descasus (Literatura Infantil)
– A Bondade Faz Milagre (Literatura Infantil)

Obras publicadas (participações em coletâneas, antologias, artigos publicados em sites ou revistas etc.):
Poemas publicados no Jornal Mundo Jovem – impresso e on line, coluna mensal no Jornal Cruzeiro, poemas publicados no Jornal Letras Santiaguesenses, artigos de opinião no Jornal Gazeta, história da Vó Júlia no Jornal Noroeste, colunas sobre Teatro na Revista Afinal, coluna mensal na Revista Top, artigo de opinião e poemas no Jornal Zero Hora.
Publicações nos Sites:
http://www.recantodasletras.com.br/escrivaninha/
http://www.leitequente.com/
http://zulupa.com.br/
http://mariainezflorespedroso.com.br/
Artigos publicados e apresentações de trabalhos no Seminário Internacional de Arte e Educação – FUNDARTE – Montenegro e no Seminário Nacional de Pesquisa em Arte – FUNDARTE – Montenegro.
Publicações em 16 coletâneas da ASES.
Publicações como escritora convidada nas obras: 80 Imagens Poéticas, de Clairto Martin, Nossa História, Nosso Olhar, da Coordenadoria de Políticas do Idoso, Um Olhar Sobre o Feminino, da Secretaria Especial de Políticas Para Mulheres e Gabinete da 1ª Dama.
Registro Histórico e Cultural do Bairro Cruzeiro (participação como pesquisadora e organizadora).
Publicação na coletânea Alumbramento – VirArte – (Santa Maria).

Atividade profissional:
Pedagoga (Orientadora Educacional)
Professora de Teatro e Expressão para adolescentes, adultos e terceira idade Professora de Práticas de Comunicação
Coordenação e direção artística do Grupo de Teatro Estudantil ATIVAR e Grupo de Teatro Amador NÓIS.
Escritora.
Ministrante das oficinas:
1 Sonhar Acordado – Literatura e percepção
2 Adolescência- cenas da vida
3 Diversidade na escola – iguais nas diferenças
4 Vida, Arte, Teatro: Literatura, Teatro e Expressão
5 Vamos distribuir as estrelas de Miró?
6 As cores das palavras – leitura cênica da obra de Mário Quintana.

Com formação em: Pedagogia, Mestrado em Educação (UNIJUÍ), Especialização em Lazer e Recreação (Faculdade Salesiana de Educação Física, extensão da PUC, RS), Especialização em Arteterapia, Educação e Saúde (UPF), Qualificação em Educação Pré – Escolar (OMEP – Organização Mundial de Educação Pré-Escolar), Qualificação Musical (Projeto POEMA – OSPA), Formação Cultura Viva (da Segunda edição do Prêmio Cultura Viva CEMPEC e MinC), Qualificação em Teatro e Representação e MBA- Recursos Humanos.

Resumo biográfico:
Nasci em Giruá, em 1973 fixei residência no bairro Cruzeiro, Santa Rosa. Minha família é de origem humilde, eu meus oito irmãos fomos criados com liberdade para viver a infância e com grande cobrança e incentivo ao estudo. Nunca faltou livro em minha casa, meu gosto pela leitura e Literatura foi formado na infância e nos primeiros anos na EEEF Otávio Bos, com as professoras Lídia e Mara.

Sou casada, tenho um filho que já “criou asas” e saiu do ninho para alçar voos em direção aos seus sonhos. Tenho 32 anos de magistério e convivência com crianças e adolescentes. Organizo meu tempo de maneira que eu possa me envolver em várias atividades comunitárias. Não consigo ser alheia a minha cidade, ser apenas uma observadora, gosto de estar presente, de ajudar, de colaborar com ideias e ações.

Tenho paixão por Teatro e esta paixão me faz viajar na imaginação e transformar ideias em roteiros e espetáculos (já são mais de 150, posso acrescentar “Dramaturga” nas várias atividades que desempenho). As produções artísticas e literárias deram-me a felicidade de conquistar, em 2007, o SELO CULTURA VIVA, do Ministério da Cultura. Criei, em 2010, o projeto EU SOU LEITOR, com atividades de fomento à leitura. Participei de Feiras do Livro e projetos de fomento à leitura como escritora convidada e animadora cultural em Panambi, Nova Bassano, Cerro Largo, Santo Ângelo, Tuparendi, Giruá, Catuípe, Sapucaia do Sul, Tucunduva. Recebo muitos convites e viajo muito pela região com o Grupo de Teatro Estudantil ATIVAR, grupo que criei em 1996. Teria muito a falar, mas encerro dizendo que amo tudo o que faço e tenho um sonho: reforçar a sensibilidade humana. A cada dia ele se renova, por isso é permanente. Os veículos que utilizo para realizá-lo são a educação, o teatro e a Literatura.

Informações adicionais:
O que sabes sobre o papel e o trabalho do patrono nas feiras do livro de nosso município e qual tua expectativa, em sendo o escolhido, para o desempenho dessa honrosa função?
A partir da Feira do Livro com o primeiro patrono, a Literatura, especialmente a local, conquistou maior valorização. Além disso, criou-se um encanto a mais, pois o patrono tem uma aura literária que perpassa toda a feira. Sem exagero, penso que o patrono é a Literatura em forma humana “cutucando” a comunidade e evidenciando a Feira, o livro e a leitura. Os escritores que já ocuparam essa honrosa função, cada um com suas peculiaridades, fizeram o melhor que puderam e deram sua parcela de contribuição.
Penso que o patrono tem um papel especial antes e durante a feira para auxiliar o desenvolvimento do interesse pelo livro e leitura, promover, divulgar e fomentar a participação da comunidade em geral, não apenas escolar. Além disso, para além da honrosa homenagem individual, representa o coletivo da Literatura local.
Considero a indicação para concorrer como uma homenagem e agradeço tal distinção recebida. Meu envolvimento com a Literatura é intenso e em várias frentes: na ASES (Associação santa-rosense de Escritores), nas minhas atividades profissionais, nas pesquisas para criação de espetáculos teatrais, nas oficinas que desenvolvo, nas animações culturais e participações como escritora convidada em Feiras do Livro realizadas na região, no projeto Autor Presente (WS Editora, com a qual tenho ido a várias cidades do estado que adotam minhas obras em escolas públicas e particulares), nas escolas, empresas e eventos nos quais realizo oficinas e apresento espetáculos teatrais, no trabalho voluntário na comunidade, nos teatros de rua com distribuição de poesias. Em todas as atividades que abraço, coloco o entusiasmo, dedicação e convicção (acredito naquilo que faço), como ingredientes fundamentais para alcançar bons resultados. Em sendo escolhida, não será diferente, atuarei para termos uma Feira do Livro cativante, que valorize os leitores já formados e conquiste novos, pois creio que investir no livro e fomento à leitura é acreditar e apostar no ser humano.

Poderás dispor de tempo para realizar trabalhos de divulgação de tua obra e da literatura em geral nas escolas e demais entidades, no período que antecede a Feira?
Com planejamento prévio e agendamento de atividades, poderei conciliar minhas atividades profissionais com os trabalhos de divulgação.

Poderás estar presente em todos os momentos que forem necessários durante a realização da 11ª Feira do Livro de Santa Rosa?
Em edições passadas, recebi o apoio da equipe diretiva da escola na qual trabalho que me possibilitou participar e colaborar de várias maneiras: com apresentações de espetáculo teatral, animação cultural com o grupo de teatro ATIVAR, como oficineira, integrante de comissões e, além disso, integrada à ASES, uma das organizadoras da Feira. Com planejamento prévio poderei estar presente em todos os momentos necessários durante a realização 11ª Feira do Livro.