Trilhas Musicanto

15h: Santa Arte
20h30min: Show Crias do Musicanto
21h30min: Show 40 Anos dos Festivais de Música Nativista

Toda programação do Trilhas Musicanto será realizada no Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges e terá entrada franca.

SINOPSES

PROJETO MUSICANTO VAI À ESCOLA
O Projeto Musicanto Vai à Escola é um evento artístico que bebe na rica fonte do acervo multicultural gerado pela história do Musicanto Sul-Americano de Nativismo.
As músicas, danças e teatralizações apresentadas pelos estudantes das redes municipal, estadual, particular e educação especial de Santa Rosa objetivam reviver e divulgar este inestimável legado e ainda contribuir para o surgimento e desenvolvimento de novos talentos locais.

OS QUARTEADORES
O Grupo Amador de Cultura Nativa Os Quarteadores foi fundado em 26 de abril de 2005.
Quarteada: puxirão, mutirão, ajutório ou atitude semelhante que auxilie alguém ou alguns a transpor obstáculos ou resolver situação de dificuldade.
Quarteador: Jesus Cristo, o primeiro, quando reuniu os 12 Apóstolos para a grande Quarteada do amor, fé e esperança para a humanidade.
Quarteadores: um grupo de homens de ontem e de hoje que fazem quarteadas de versos, poemas, canções, músicas e solidariedade, preservam e recuperam o meio ambiente na prática. Os Quarteadores são olho d´água, vertentes, córregos, riachos, rios, flora e fauna e que objetivam se tornarem, logo adiante, caminho natural, sem agredirem ou matarem seus irmãos dos quais fazem sombra e ninho, leito, remanso, corredeira e foz.
A Grande Quarteada que o grupo realiza anualmente reunindo poetas, musicistas, cantores e payadores, é o momento de transformar em canções o passado, o presente e o futuro para poder dizer aos que virão que estendam os braços e abram o coração e façam quarteadas pois, só assim a mãe natureza (Deus) vai continuar sendo vida.
Das 7 Quarteadas já realizadas o grupo retirou algumas canções consagradas em festivais, em gravações de discos e em veículos de comunicação para a apresentação nesta data.
Estarão no palco do Trilhas Musicanto, dia 14 de novembro de 2013, para interpretação das obras: Coral Santa Cecília, Pio e Jorginho, Moacir Nedel, Gilmar Martinelli, Miguel Marques, Emerson Gottardo, Vinícius Ribeiro, Vitor Salgueiro, Sabani Felipe de Souza, Ademar e Kauã Pereira, Artur Pedroso, Marcelo Carvalho, João Paulo Decker, Diogo Matos, Kiko Gaúcho e Poeta das Pedras. A apresentação estará a cargo de Valdir Ribeiro.

SIDI BIRIVA
Sidi Biriva (que começou sua carreira como Sidnei Franck) é o legítimo herdeiro da tradição musical de Rui Biriva, seu tio. Seu show não é um simples apanhado de canções, mas sim uma tradução da identidade alegre e descontraída que Sidi consegue passar ao público, assim como seu tio fazia tão bem. No repertório, algumas canções consagradas, como “Tô no Vanerão” e “Santa Helena da Serra”, e outras pérolas como “Rancho da Sidonha” e “Falando de Geada”. Tudo de primeira, tudo para ganhar o público gaúcho.

OS COSTEIROS
O Grupo de Arte e Cultura Os Costeiros, de Santa Rosa, foi fundado em 10 de agosto de 1993, tendo como seu objetivo principal, promover a cultura poética musical da nossa região, colonial costeira, mais especificamente a bacia hidrográfica do rio Uruguai.
No início desse mês de novembro, será realizado o 21º Encontro Costeiro, nas barrancas do rio Uruguai. Durante os 20 Encontros anteriores, foram criadas e apresentadas, por inúmeros convidados poetas, musicistas, músicos e intérpretes, mais de 400 canções inéditas. Seguindo orientação do grupo organizador do evento, a temática sempre teve seu conteúdo voltado para a importância da amizade, o equilíbrio vivencial entre o ser humano e a natureza, a preservação dos rios e os costumes culturais peculiares de nossa região colonial costeira.
Dentro dessa enorme obra cultural poética, muitas canções se sobressaíram sendo selecionadas e apresentadas em diversas edições do nosso Musicanto. Pois seguindo esses princípios, atendendo ao convite do Festival, Os Costeiros, com alguns artistas já consagrados e outros integrantes do próprio grupo, apresentarão um show com 12 canções escolhidas, algumas já conhecidas, outras ainda inéditas, no Centro Cívico Cultural, na noite do 15 de novembro. Farão parte desse palco Jorge Freitas, Valdomiro Maicá, Jackson de Ley, Adalberto Hommerding, Bugra, Ruggiero Saciloto, Adilson Franck, Márcio Steffens, Darlan Ortaça, Marcos Alves, Paulinho Hehrardt, Sadi Ribeiro e alguns convidados especiais.

CRIAS DO MUSICANTO
Musicanto, o nosso grande festival, trouxe uma imensa contribuição cultural para nossa cidade. Mas houve uma iniciativa que foi um grande diferencial: a criação do Projeto Musicanto Vai à Escola. A partir dele, vários jovens tiveram acesso direto ao rico repertório do Festival, e o vivenciaram através da música, dança, teatro e artes visuais. O show Crias do Musicanto quer trazer uma pequena parte deste grande grupo novamente ao palco do Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges. São músicos e cantores, com passagem também pela Escola Recital e SESI Show, que interpretarão as músicas do Festival que mais marcaram suas vidas.

40 ANOS DOS FESTIVAIS DE MÚSICA NATIVISTA
O projeto Memorial dos Festivais usa recursos visuais e sonoros para contar e relembrar como foram os 40 anos dos eventos musicais que ajudaram a construir a identidade artística e cultural do Rio Grande do Sul. O público poderá ouvir e cantar junto os clássicos nativistas que não saem da cabeça de quem ama a música e a arte do Rio Grande do Sul.

* O agendamento de entrevistas a respeito do Trilhas Musicanto pode ser feito pelo 55 3511-5112.